16 vantagens de morar na Região Hospitalar de BH

imagem aerea de bh

A história do Santa Efigênia e a do 1º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais andam juntas. Afinal, a edificação – que fica lá na Praça Floriano Peixoto, antes justamente chamada de Quartel – até hoje é parte da tradição do bairro, que tem em seu nome a padroeira dos militares.

Hoje, o Santa Efigênia abriga a Região Hospitalar, que engloba grandes hospitais públicos de Belo Horizonte, considerado uma ótima solução para quem quer ficar na região Centro-Sul sem abrir mão da tranquilidade e da variedade de opções de comércio e lazer, além de ótimas vias de acessos.  

Sabendo disso, preparamos para você 16 vantagens de morar na Região Hospitalar da capital mineira! Veja agora.

imagem da região hospitalar de bh

Vantagens na infraestrutura

Prédios, área verde, ruas e avenidas importantes se encontram aqui.

  1. O Santa Efigênia é um bairro predominantemente residencial e cheio de áreas arborizadas, espaços para os moradores praticarem esportes e praças – como a Hugo Werneck e a Marechal Floriano Peixoto.  
  1. Acessos que facilitam entradas e saídas para avenidas importantes, como as avenidas Contorno, Francisco Sales e Andradas.

Vantagens nos serviços

Um grande complexo de comércio, estabelecimentos de saúde e utilidades.

  1. É fácil encontrar agências bancárias (como Banco do Brasil, Bradesco, Santander e Caixa), comércio variado, colégios e faculdades, como a Faculdade de Ciências Médicas e a Faculdade de Medicina da UFMG.
  1. Aliás, o Santa Efigênia é conhecido por abrigar grandes escolas e centros educativos, como o Grupo Escolar D. Pedro II, cujo prédio é atualmente tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais.
  1. Em uma única avenida a Mem de Sá, uma das principais do Santa Efigênia e no entorno da praça Floriano Peixoto, é possível encontrar postos de gasolina, sacolões tradicionais e de alimentos orgânicos e açougue. Padarias e floriculturas também estão bem distribuídos pelo bairro, que também conta com um supermercado Extra.
  1. A própria Região Hospitalar oferece uma gama riquíssima de consultórios, farmácias e laboratórios (como o Hermes Pardini), além de abranger grandes hospitais, como o Pronto Socorro João XXIII, o Hospital Semper, o Hospital São Lucas, o Hospital da Unimed e a Santa Casa.

faixada da faculdade de medicina

Vantagens no transporte

Ônibus e metrô atendem a população do bairro.

  1. Quem mora no Santa Efigênia está bem abastecido quanto ao transporte: são mais de 13 linhas de ônibus e estações de metrô atendendo importantes corredores de tráfego.
  1. A extensão do bairro conta com a estação Santa Efigênia e com a estação Santa Tereza (que, como o nome sugere, também atende o bairro Santa Tereza), com saída para a avenida dos Andradas.
  1. Pela sua ótima localização, o bairro é cortado pelos vários ônibus com linha em BH, inclusive com destino e saída da Região Hospitalar. Os pontos são diversificados, tornando as opções completas para quem quer se locomover com facilidade:
  • Taquaril-Jaraguá;
  • Alto Vera Cruz-Santa Lúcia;
  • Estação Barreiro-Centro;
  • Santa Maria-Hospitais;
  • Estação Pampulha-Centro-Hospitais;
  • Estação Venda Nova-Savassi;
  • Via Hospitais;
  • Estação São Gabriel-Savassi e muito mais!

imagem da região hospitalar de bh

Vantagens na cultura e no lazer

A variedade cultural do Santa Efigênia também impressiona.

  1. Pista de caminhada e ciclismo não vai faltar para quem quer criar uma rotina de exercícios perto de casa.
  1. Como já deu para perceber, no Santa Efigênia é comum encontrar a tradicional arquitetura mineira preservada, assim como vários complexos tombados pelos Patrimônios Históricos. Além do 1º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais, existem o complexo arquitetônico da Praça Hugo Werneck, a Maternidade Hilda Brandão e a Faculdade de Medicina da UFMG.   
  1. Falando em medicina, caminhando até a av. Alfredo Balena você pode visitar o Centro de Memória da Medicina e conhecer sua exclusiva coleção de objetos laboratoriais, instrumentos e equipamentos médicos, além de um acervo de obras raras que abrangem dicionários, periódicos, livros e documentos que contam parte da história da medicina e da própria UFMG, que faz parte de Belo Horizonte há mais de 100 anos.
  1. Se você quer entrar em contato com as mais variadas manifestações artísticas, no bairro há o Centro de Cultura Nansen Araújo (SESIMINAS), na ativa desde 1990. Lá, além de galeria de arte, encontram-se espaços para peças de teatro, coral, orquestra de câmara e companhia de dança, biblioteca, salas para cursos e um centro de memória da indústria mineira.
  1. Agora, se você quer um pouco de música e teatro, tem também! O Santa Efigênia está repleto de casas de shows e espetáculos, entre elas o Music Hall, localizado na Praça Floriano Peixoto, e os teatros Marília e da Maçonaria.
  1. Tirar um momento para compras e passear no fim de semana num lugar tranquilo podem ser feitos no Boulevard Shopping, considerado um dos maiores e mais completos de Belo Horizonte. Na av. dos Andradas, pertinho também do Hospital da Unimed, ele conta com famosas lojas de departamento, uma grande praça de alimentação, filial da Tok & Stok e salas de cinema Cineart – incluindo uma sala IMAX, a primeira da capital mineira.  

região hospitalar de bh

Vantagem em restaurantes e bares

Um aglomerado de opções, um bem perto do outro.

  1. Na av. Brasil é comum encontrar um lugar para ficar à noite. São muitas opções de restaurantes e bares, dos mais simples aos mais requintados, que também estão distribuídos nos arredores da avenida.

Além dos restaurantes italianos que alcançam a av. do Contorno, delicie-se com as tradicionais pizzarias Donna Margherita e Pizzaria Floriano, o Restaurante Paracone, o famoso Chopp da Fábrica e o Ephigênia Bistrô.

E aí, já está convencido de que o Santa Efigênia é um bairro incrível para se morar? Quem já viveu por lá não quer mais sair: a combinação de conforto, praticidade, tradição e modernidade e a segurança de ter um complexo de clínicas e hospitais encantam qualquer um.

Neste link, você encontra depoimentos de moradores que contam do que mais gostam no Santa Efigênia

No entanto, se você ainda prefere pesquisar mais e acha que o bairro Funcionários pode ser seu preferido, descubra quais são as vantagens de morar no Funcionários, que fica perto do Santa Efigênia.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se para receber nossos conteúdos:

Agradecemos sua inscrição!