5 MANEIRAS DE VALORIZAR SEU IMÓVEL ANTES DE COLOCÁ-LO PARA ALUGAR

Imagem-blog-1

 

Alugar um imóvel é um investimento. E, como investimento, é natural que queiramos obter o maior retorno possível, certo? Para isso, no caso desse mercado imobiliário, além de ter um imóvel em localização respeitada, com um condomínio que ofereça custo-benefício atraente, é possível realizar algumas mudanças simples que podem gerar valorização e, consequentemente, um valor de aluguel mais alto. Principalmente quando levamos em consideração que, hoje, o locatário tem muito poder de escolha.

É por isso que, quando pesquisamos imóveis para alugar numa mesma região, devemos comparar casas e apartamentos entre si que tenham características semelhantes; logo, os aluguéis daqueles mais antigos e estruturalmente mal atualizado vão custar menos.

Vamos às dicas para você dar um tapa no seu imóvel?

  1. Troque o piso

Imagem-blog-2

Digamos que o piso é uma das primeiras coisas que atraem o olhar do potencial locatário e, por isso, é um ponto importante para valorizar o lugar. Avalie trocar o seu por madeira ou porcelanato piso sobre piso, que é uma opção de reforma mais barata. O vinílico, que imita o aspecto da madeira, também possui um ótimo custo-benefício e são bem fáceis de limpar: bastam água e sabão.

  1. Repinte os cômodos

Imagem-blog-3

Se o piso é uma das coisas que mais chamam a atenção, as paredes não ficam atrás. Elas são, inclusive, mais fundamentais do que os móveis habitados no local, já que quem visita está interessado em avaliar o espaço. E, cá entre nós, é supernormal que entre um inquilino e outro – que dá retoques nas paredes, desgasta a tinta e usa massa corrida cada vez que precisa retirar quadros e entregar o imóvel “zerado” ao proprietário – os cômodos passem a não ficar no mesmo tom de cor.

Por isso, repintá-los é uma decisão bastante acertada: invista em cores neutras, o que não significa usar somente o branco. Deixar o imóvel “básico” é a melhor forma de fazer com que o visitante consiga enxergar no espaço o que ele pretende fazer depois de alugá-lo.

  1. Armários planejados são um combo sucesso

Imagem-blog-4

Pense bem: quem quer alugar certamente vai ficar mais feliz se encontrar um imóvel prontinho, com armários esperando por ele, sem ter que gastar dinheiro a mais pensando em como armazenar panelas, roupas e acessórios de banheiro. Afinal, estar num apartamento ou casa alugada significa uma estadia temporária, mesmo que duradoura, e o inquilino pode não estar disposto a comprar esse tipo de móvel no momento.

Por isso, armários planejados, além de funcionais por otimizarem os espaços, são uma ótima saída. Ao invés de contratar uma loja especializada no assunto, que certamente será mais cara, prefira pesquisar um bom marceneiro para realizar o projeto nos locais mais relevantes, como cozinha, quartos e banheiros. Ah, e assim como no caso das tintas nas paredes, escolha cores neutras para não personalizar demais e acabar afastando alguns locatários. Não se esqueça de conferir também se as gavetas e portas abrem facilmente ou fazem barulho.

  1. Invista em iluminação inteligente

Imagem-blog-5

Por inteligente, queremos dizer saber escolher qual a melhor para determinado cômodo, o que valoriza o mesmo E o próprio imóvel, claro. Para os quartos, por exemplo, recomenda-se luminárias do tipo plafon, que dão sensação de aconchego, enquanto que para a cozinha o ideal são lâmpadas fluorescentes, com uma iluminação mais direta e clara.

  1. Esquadrias perfeitas

Imagem-blog-6

Esse é um ponto básico, mas que nem todo mundo presta atenção (com exceção do visitante!): faça manutenção em corrediças, dobradiças e trilhos de portas e janelas para que tudo funcione corretamente. Testemunhar o futuro inquilino colocando-as à prova não precisa ser uma situação desconfortável.

One thought on “5 MANEIRAS DE VALORIZAR SEU IMÓVEL ANTES DE COLOCÁ-LO PARA ALUGAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *