As diferenças entre apartamento, loft, studio e quitinete

Imagem-1

Você consegue diferenciar esses tipos de imóveis? É importante conhecer a fundo os detalhes que os envolvem para saber exatamente qual é o estilo ideal para você. As diferenças estão presentes em diversos aspectos, e nós vamos te ajudar a descobri-los.

O apartamento convencional é o mais popular entres os brasileiros. Com paredes que funcionam como divisórias, eles possuem diversos ambientes; os mais tradicionais têm sala, cozinha, quartos, banho e áreas de serviço e lazer. Esse tipo de moradia é a mais escolhida por aqueles que possuem famílias maiores, ou até mesmo com menos integrantes. As dimensões e valores desses imóveis são bem variáveis, assim como seus estilos, cabendo aos diversos gostos e necessidades.

Imagem-2

Se você está à procura de um imóvel mais compacto e conjunto, os lofts podem ser ideais. Eles surgiram nos Estados Unidos da década de 1960, nas regiões industriais da cidade de Nova York, quando espaços que abrigavam grandes fábricas foram transformados em moradias. As construções eram amplas, com pé direito elevado e vãos livres, bem diferentes das convencionais, o que deixava esse tipo de imóvel bem mais barato. Seu estilo mais livre, sem separação entre os cômodos, atraiu a atenção dos jovens e em pouco tempo o loft se tornou tendência. Atualmente eles representam uma boa parcela do mercado imobiliário no Brasil, e é procurado principalmente por casais mais jovens, que estão investindo no primeiro imóvel com o estilo mais urbano, moderno e que não possui mais de 50 m².

Imagem-3

Já os studios – uma das atuais tendências – são bem parecidos com os lofts. Na verdade, foram inspirados neles! O que os difere são os valores e tamanhos: os studios são geralmente mais compactos e possuem um preço ainda mais acessível. Seu estilo prático e moderno atrai principalmente pessoas itinerantes ou os que procuram a primeira moradia independente, sem a preocupação com o espaço, que costuma variar entre 30 m² e 50 m². Outro fator positivo dos studios está relacionado à localização, que fica em áreas estratégicas das grandes cidades com maior facilidade de acesso ao transporte público e regiões ricas em lazer.

Imagem-4

As quitinetes são bem populares no Brasil. Localizadas principalmente em regiões centrais, são ideais para quem procura um ótimo custo-benefício. Elas são formadas por apenas um cômodo que engloba o quarto, a cozinha e o banheiro (sendo o único com divisória), distribuídos em um espaço que varia de 20 m² a 35 m². Seu preço é o mais acessível de todos os tipos citados, assim como seu espaço é o mais compacto. São estruturas mais simples, sendo ideais para quem vai morar sozinho.

Imagem-5

Agora que você conhece bem esses tipos de imóveis, já tem tudo para escolher o que mais combina com seu estilo e necessidades. Já está pronto para tomar a decisão certa? Então conta pra gente: de qual você mais gostou? ;D

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *