Cores que trazem tranquilidade para a sua casa

cores-que-trazem-tranquilidade-para-a-sua-casa

Nós convivemos com as cores 24h por dia. E, em geral, sentimos prazer com elas; afinal, nossos olhos necessitam das cores tanto quanto da luz. Já percebeu, por exemplo, como inconscientemente nos animamos quando o sol ilumina um céu que anteriormente estava nublado e cinza?  

Ou seja, as cores têm o poder de estimular, animar e relaxar. Porém, também têm de deprimir e irritar. Por isso é tão importante utilizar o tratamento delas no momento de pensar em como deixar os ambientes mais agradáveis: as tonalidades certamente irão influenciar tanto no aconchego da casa quanto no nosso estado emocional.  

O uso correto das cores pode:

  • Aumentar a eficiência das pessoas nas atividades domésticas ou de trabalho
  • Melhorar o humor
  • Reduzir ou aumentar a intensidade de luz no ambiente
  • Diminuir o esforço visual
  • Ampliar ou reduzir o tamanho do espaço
  • Aprimorar a impressão de conforto e segurança

Ou seja, na hora de escolher as cores ideais para decorar seu imóvel, identifique qual a sensação que você quer que o ambiente transmita. E se a sensação é positiva, bom para os visitantes e, principalmente, para os moradores, que constantemente estão em contato com os cômodos.

Veja agora quais são as cores mais apropriadas para construir um lar mais aconchegante e que passe tranquilidade:

AZUL

Essa cor, considerada fria, causa a sensação de profundidade no ambiente. Diferentemente do amarelo, que é estimulante, o azul está ligado à paz e serenidade e, segundo a cromoterapia, é uma cor sedativa e curativa.

O azul é comumente usado em quartos devido a essas características. Porém, deve-se ter cuidado, pois sua tonalidade mais escura pode tanto representar amplitude de ambiente quanto aumentar a sensação de tristeza e frio, consequentemente piorando o humor da pessoa. Prefira a sua tonalidade mais clara – mais alegre –, principalmente em lugares quentes.

VIOLETA

Também uma cor fria e uma ramificação do azul, a violeta está ligada à melancolia, misticismo e espiritualidade, estimulando nosso lado psíquico, a lucidez e o equilíbrio. É ideal para um ambiente voltado à meditação, por exemplo, pois inspira tranquilidade e relaxamento.

VERDE

Essa é uma cor de equilíbrio, se posicionando entre o claro e o escuro, entre o quente e o frio. Enquanto sua tonalidade mais clara traz uma sensação tranquilizante e até sedativa, a escura está mais voltada para a seriedade e segurança.

Quartos, salas e dormitórios podem ser beneficiados pela sua simbologia associada ao bem-estar, suavidade, frescor e saúde, mas o verde também cai muito bem em áreas externas. E o melhor: aceita com facilidade composições com outras cores.

MARROM

Aqui, o importante também é tomar cuidado com a tonalidade da cor: dê atenção a um marrom mais claro, que transforma as paredes em um ambiente acolhedor e confortável.

Para atividades que exigem concentração, por exemplo, como bibliotecas e home office, a cor é uma boa pedida.

CINZA

Mistura do branco com o preto, a cor cinza é considerada passiva e neutra, não interferindo consideravelmente nas sensações. Ela se tornou uma grande tendência na decoração por quebrar um pouco o branco e por ser bem empregada com outras cores. Mas, além disso, consegue dar vida ao ambiente, levando serenidade.

BRANCO

O branco é o resultado da junção de todos os matizes do espectro solar. Ou seja, do ponto de vista físico, é a soma de todas as cores.

Mas, para sua casa não ficar com cara de algo comum, você pode trabalhar o branco com outras cores, texturas e alguns tipos de madeira. Ele representa claridade e traz sensações relacionadas com a lucidez, paz, estabilidade, pureza e limpeza. Construa um ambiente pensando nisso e desfrute de um bom um remédio antiestresse.

Agora, uma dica: não é muito recomendado colorir cada cômodo da casa com uma cor diferente, para não desarmonizar. Por outro lado, também não é preciso deixar todos com a mesma tonalidade: basta encontrar um equilíbrio no conjunto.

5 thoughts on “Cores que trazem tranquilidade para a sua casa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se para receber nossos conteúdos:

Agradecemos sua inscrição!