5 motivos para morar perto da Praça da Liberdade

praça da liberdade vista de cima

Se você viveu sua infância em Belo Horizonte, quando vai à Praça da Liberdade, provavelmente sente nostalgia se lembrando das luzes do Natal e das brincadeiras no coreto.

A Praça da Liberdade é um dos principais locais de encontro das famílias belo-horizontinas, principalmente nessa época do ano. Quantas histórias foram escritas por lá!

Contamos para você neste post 5 motivos para morar perto de um dos pontos turísticos mais famosos de BH!

Beleza natural e arquitetônica

Já reparou que a praça possui uma arquitetura similar à europeia? Não é à toa! A Praça da Liberdade foi construída em 1903 e sofreu influência do paisagismo inglês naturalista e francês. Por ocasião da visita dos reis da Bélgica em 1920, sua reforma ganhou traços geométricos, inspirados no Palácio de Versailles.

arquitetura praça da liberdade

Prestígio na história de Belo Horizonte

De acordo com o portal do Governo de Minas Gerais, “o objetivo da praça foi, durante muito tempo, abrigar a sede do poder mineiro, composta pelos prédios do Palácio do Governo e das primeiras Secretarias de Estado. Ao longo dos anos, o complexo foi recebendo construções de diferentes estilos arquitetônicos, sendo hoje tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – Iepha-MG”.

imagem aerea praça da liberdade e palacio

Localização privilegiada

Imagine-se na Praça da Liberdade. De um lado, está a região do bairro Funcionários. Do outro, a Savassi. Do outro, o centro da cidade. E, do outro, um dos bairros mais luxuosos e requisitados de BH: o bairro Lourdes. Localização privilegiada como esta, é raridade.

Por lá, você encontra algumas das principais vias de acesso da capital e consegue, se for da sua vontade, ir a pé com facilidade e rapidez para diversos outros lugares.

Circuito Cultural da Praça da Liberdade

O nome já diz tudo: não vão faltar opções de lazer cultural para você! O Circuito Cultural da Praça da Liberdade é simplesmente o maior do país. Confira os locais que o constituem:

faixada memorial minas gerais vale

Local inspirador para a prática de atividade física

A Praça da Liberdade é um dos locais mais procurados por aqueles que desejam fazer uma caminhada, correr, andar de patins ou realizar atividades físicas ao ar livre. Lá, muitos grupos se encontram também, para praticar esportes como treinamento funcional, yoga e alongamentos.

Além disso, o local recebe frequentemente, vários eventos culturais gratuitos, realizados pela Prefeitura Municipal ou outras instituições.

Morar perto da Praça da Liberdade é sinônimo de qualidade de vida, contato com a natureza, acesso a cultura, fácil locomoção e bem-estar. É bom para estudantes — inclusive, é uma região muito procurada por eles, devido à proximidade com a faculdade UNA, Bernoulli e outras instituições de ensino — idosos, casais, solteiros ou qualquer pessoa que tenha a oportunidade e o privilégio de morar em um dos melhores pontos da cidade.

Deseja descobrir qual bairro é a sua cara? Confira nosso e-book gratuito “Guia de Bairros” e conheça os principais de BH!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se para receber nossos conteúdos:

Agradecemos sua inscrição!