PERSONAL ORGANIZER: COMO ARRUMAR SEU GUARDA-ROUPA

casal dentro do guarda roupas

Imagine o cenário: sua casa com os guarda-roupas atolados de roupas misturadas, a despensa bagunçada, os produtos de limpeza e alimentos desorganizados e entulhados. Por onde começar a arrumar? E como arrumar pra que tudo fique mais funcional e fácil de encontrar? É aí que entram os chamados personal organizers, que estão ganhando o mercado com o serviço de organização profissional de espaços para quem está sem tempo, energia ou mesmo com as dificuldades de que falamos acima.

Personal organizers são especialistas em organizar cozinhas, closets, áreas de serviço, salas, cômodas e estantes, quartos, banheiros, garagens, home offices e por aí vai. O segredo, dizem eles, está nas técnicas para essa organização, que fazem tanto sucesso que os clientes param de perder tempo tentando achar o que procuram, otimizando suas rotinas. Geralmente os profissionais são pagos por projeto, levando sempre em consideração os desejos de cada cliente e materiais necessários, quando necessários, para fazer a transformação.

Mas, se você não pretende investir nesse tipo de benefício no momento, a gente te dá uma mãozinha: hoje, vamos falar especificamente de guarda-roupas. Nada de escolher o que vestir e descobrir que aquele vestido ou camisa favoritos amassaram enquanto guardados e precisarão voltar para o ferro de passar, por exemplo.

Vamos às dicas?

DESAPEGUE

Acumular roupas e objetos é atitude básica para começar uma bagunça. O ideal é separar um dia para avaliar os itens que você guarda e fazer uma espécie de triagem. Doe peças que não terão mais uso e jogue fora aquelas outras muito velhas, manchadas e/ou furadas, por exemplo.

organizando o guarda roupas

ANALISE O ESPAÇO DO SEU GUARDA-ROUPAS: O QUANTO CABE NELE?

Se suas roupas e acessórios não estão cabendo ali, é preciso entender se você é quem tem muita coisa ou se o guarda-roupas é pequeno demais, e provavelmente a primeira opção é a resposta. Observe as divisórias, gavetas e o espaço como um todo para saber como usá-los da melhor forma possível. O que pode ser dobrado? O que deve ser pendurado? Como separar minhas coisas? Se preferir, divida tudo por cor e tonalidade ou outro critério que tenha a ver com o seu estilo. No verão, por exemplo, armazene edredons dentro de malas de viagem e economize lugar no guarda-roupas. Use a criatividade.

Mas, se ainda assim faltar espaço, faça uma nova triagem ou aposte em “móveis de apoio”, como cômodas, gaveteiros e baús.

mulher arrumando o guarda roupas

MÃOS À OBRA

. Comece arrumando uma parte de cada vez, sem pressa. Assim, você evita estresses com a quantidade total de coisas para ajeitar.

. Para evitar que as roupas dobradas em pilhas “despenquem”, utilize almas ou gabaritos dentro delas. Isso as manterá firmes e em ordem, organizadas.

. Use somente cabides de mesmo tamanho e cor: assim, tudo fica mais uniforme.

. Prefira cabides infantis para pendurar calças femininas, que são menores. Assim, elas não escorregarão e nem amassarão.

. Jamais pendure vestidos bordados: o peso dos bordados deformam a peça. Prefira guardá-los embrulhados em papel de seda dentro de caixas, longe de poeira. Ah, roupas de malha também não devem ser penduradas, pois podem alargar com o tempo!

. Descarte aquelas capas plásticas: pode parecer que são ótimas para proteger suas peças, mas na verdade as abafam, criando um ambiente propício para fungos e bactérias.

. O mesmo serve para caixas para guardar sapatos: prefira aquelas com abertura, favorecendo a circulação de ar.

Créditos:
Instagram: @laorganiza
Facebook: LA Organização de espaços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se para receber nossos conteúdos:

Agradecemos sua inscrição!